Um mundo desértico e gelado, Marte é o quarto planeta do Sistema Solar e tem duas luas — Fobos e Deimos, respectivamente “medo” e “pânico” em grego. Assim como a Terra, também tem estações, calotas polares, vulcões e desfiladeiros, mas a possibilidade de existir água líquida em sua superfície ainda divide os cientistas.
Como o planeta vermelho tem menos gravidade do que a Terra, o peso de uma pessoa seria 62% menor por lá e a capacidade de levantar pesos fica duas vezes maior: cada quatro quilos na Terra correspondem a pouco menos que dois quilos em Marte.SAIBA MAIS
A temperatura pode atingir 20ºC ou cair para -153ºC, o que varia de acordo com o período do dia e as estações. O planeta é mais frio do que a Terra porque sua distância do Sol é maior.
Marte fotografado pelo Hubble (Foto: Divulgação/ Nasa e ESA)
E enquanto respiramos uma mistura de nitrogênio, oxigênio e outros gases na Terra, em Marte essa mesma quantidade de oxigênio só seria alcançada após “inalarmos” mais de 14 mil vezes: com a atmosfera 100 vezes menos densa e composta principalmente por dióxido de carbono, o planeta oferece pouco oxigênio para respirarmos.
Mesmo assim, missões espaciais planejam enviar tripulações humanas ao planeta vermelho a partir da próxima década, com planos ousados de um dia colonizar o local e torná-lo habitável a seres humanos. Mas enquanto não podemos fazer uma visita, conheça outras curiosidades e fatos interessantes sobre Marte:SAIBA MAIS
1. O nome de Marte é inspirado no deus da guerra
Considerando sua cor de sangue, os gregos batizaram Marte com o nome do deus da guerra, Ares. Até as duas pequenas luas de Marte, Fobos e Deimos, receberam o nome dos cavalos que puxavam a carruagem da figura mitológica. Outras civilizações antigas também levaram em conta a coloração do planeta para decidir como chamá-lo: os egípcios usaram “Seu Desher”, que significa “a vermelha”, e astrônomos chineses o chamavam de “estrela do fogo”.
2. Tem aproximadamente a mesma massa terrestre que o planeta Terra
Apesar de ter quase metade do tamanho da Terra, Marte é um planeta desértico e possui praticamente a mesma quantidade de superfície terrestre, já que cerca de dois terços do nosso planeta é coberto por água. O diâmetro de Marte mede 6792 quilômetros e é duas vezes maior que a Lua — a Terra, por sua vez, é duas vezes maior do que o planeta.
3. O planeta tem o maior vulcão de todo o Sistema Solar...
Quase três vezes mais alto do que o Monte Everest, o Monte Olimpo — ou Olympus Mons, no nome em latim —, é um vulcão com altura de cerca de 25 quilômetros e 624 de diâmetro em Marte. É atualmente o maior vulcão descoberto em todo o Sistema Solar e foi identificado por astrônomos no século 19.SAIBA MAIS
Perseverance: como será a missão que buscará sinais de vida em Marte
Vulcão Monte Olimpo, em Marte (Foto: Nasa)
4. … E as maiores tempestades de poeira também
Em Marte, as tempestades de poeira são capazes de cobrir todo o planeta e podem durar meses. As estações do ano são extremas porque seu caminho orbital elíptico ao redor do Sol é mais alongado do que na maioria dos outros planetas do Sistema Solar.
Dunas fantasmas na superfície de Marte (Foto: Nasa/University of Arizona)
5. Em Marte, o Sol parece ter a metade do tamanho que aparenta se for visto da Terra
Na Terra, o Sol está localizado a pelo menos 152 milhões de quilômetros de distância. Em Marte, esse intervalo é quase duas vezes maior — 228 milhões de quilômetros — e por isso o Sol aparenta ser incrivelmente menor se for visto de Marte.
6. “Pedaços” de Marte já caíram na Terra
Alguns vestígios raros do planeta já foram descobertos em solo terrestre por cientistas, possivelmente após meteoritos terem sido ejetados da atmosfera marciana, orbitando o Sistema Solar por milhões de anos antes de cair na Terra. Um dos meteoritos, do grupo “Nakhlite”, caiu em Governador Valadares, Minas Gerais, em 1958. Entre os 60 mil meteoritos encontrados na Terra, apenas 124 foram identificados como material de Marte.SAIBA MAIS
7. Há sinais de água líquida em Marte
A busca por água em Marte já indicou que rios e oceanos podem ter sido comuns no desenvolvimento inicial do planeta, que há bilhões de anos era um local quente, úmido e perfeito para abrigar vida microbiana em certas regiões. Atualmente, é possível que água líquida esteja presente em algumas encostas íngremes e relativamente quentes na superfície marciana. Em 2015, pesquisadores da Nasa detectaram alguns minerais hidratados nessas encostas, com faixas escuras que parecem mudar de forma ao longo do tempo, fluindo para baixo durante estações quentes. Essas evidências surgem em diferentes partes de Marte quando as temperaturas atingem 23ºC negativos e desaparecem em períodos mais frios.
Panorama de uma das crateras de Marte: evidência de água líquida e salgada em solo marciano mobilizou internautas (Foto: NASA)
8. Existem planos para enviar missões tripuladas a Marte a partir de 2022
Com décadas de pesquisa e dados coletados pelos veículos espaciais Curiosity e Opportunity, a NASA tem estudado a disponibilidade de recursos em Marte para futuros exploradores humanos. Outro veículo de exploração espacial deve ser enviado em 2020 e promete ser mais um caminho para descobrir se Marte poderá ser um lar seguro para humanos. A agência estima que missões tripuladas devem ocorrer a partir de 2030.
Planos mais ambiciosos de Elon Musk, magnata sul-africano fundador da fabricante aeroespacial SpaceX, sugerem que chegaremos a Marte ainda mais cedo do que a estimativa da NASA. Em setembro de 2016, ele declarou que a humanidade deve encarar duas opções: “ficar na Terra para sempre e enfrentar seu inevitável evento de extinção ou se tornar uma civilização espacial e espécie multiplanetária.”
Para enviar humanos em um grande foguete, Musk pretende alcançar o custo mínimo de 100 mil dólares por pessoa, com um sistema reutilizável de transporte interplanetário, capaz de transportar 100 pessoas. Seu objetivo é tornar a viagem acessível a todos, enviando missões tripuladas a partir de 2022 — um possível início do processo de colonização de Marte.
Imagens da Nasa revelam detalhes nunca antes vistos nos rios de Marte
Projeção de uma casa para humanos em Marte (Foto: NASA/Clouds AO/SEArch)
9. Apenas 19 missões a Marte foram bem-sucedidas
Em 40 anos de pesquisas sobre Marte, muitas missões espaciais foram um fracasso, especialmente nos anos 90, quando quatro de seis missões da NASA falharam. Incluindo sondas e veículos espaciais, 28 tentativas tiveram algum imprevisto enquanto 19 foram bem-sucedidas até hoje.
10. Um dia, Marte terá um anel
Assim como Saturno, um dia Marte poderá ter um anel formado pela sua maior lua, Phobos, que deve ser desintegrada por forças gravitacionais entre os próximos 30 e 50 milhões de anos. Assim que surgir, o anel deve durar até 100 milhões de anos.
Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/01/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-marte.html