Desse modo, a gente criou uma lista que obedece uma ordem de “bizarrice”. Logo, você vai ver que o top 3, que está lá no fim do texto, realmente surpreende. São raças que já foram até mesmo vistas por aí, só que isso não impede que sejam muito engraçadas e estranhas.
10 – Xoloitzcuintli
A gente não poderia colocar no número 10 uma raça que fosse realmente bizarra. Mas não no sentido negativo da palavra. É exótico, único, excêntrico. Ele também é chamado de Pelado Mexicano e é muito antigo, sendo adorado pelos astecas.
Conforme a mitologia conta, o deus Xolotl fez os cães a partir de uma lasca de Osso da Vida. E ele presenteou os homens com o cão, pedindo para cuidar-lhes da vida dele. Em troca, o cão serve para guiar o homem até o mundo da morte. É tenebroso, mas é mitológico.
Assim, os Pelados Mexicanos são cachorros de porte grande, dóceis e muito leais. Além disso, fazem muito barulho, sendo cheios de energia. Uma curiosidade é que precisam de loção para banho para prevenir queimaduras solares, acne e pele seca.
9 – Griffon de Bruxelas
Ele se parece mais com o Chewbacca, de Star Wars, vai. Fora isso, dá para considerar que é nato da Bélgica, como próprio nome indica. É um ótimo cão de companhia e o rosto é o mais engraçado, parece um grande retrato de alguém que está sempre carrancudo, sabe?
A raça de pequeno porte é ótima para caçar ratos. Ele tem pelos longos e duros, sendo que isso se dá pelo cruzamento seletivo de várias raças, como pug e yorkshire terrier. Chega a pesar até 6 quilos e medir até 30 centímetros. É uma raça muito obediente.
A raça se tornou conhecida após ser incluída nas filmagens de “Melhor é Impossível”, um filme protagonizado por Jach Nicholson.
8 – Puli
A raça Puli é conhecida pelo charme do pelo. É um look bem despojado, com pelos unidos e rastejantes que se assemelham a um “esfregão”. Além da comparação, o pelo é peculiar porque é útil: protege a pele dos cachorros da água e da descamação.
É uma das poucas raças que não se tem certeza da origem. Mas acredita-se que seja da Hungria, devido a semelhança com o Komodor, que vamos citar abaixo. Acredita-se que ela tenha sido trazida pelos nômades do Oriente por volta do ano 1.000.
Fisicamente, é um cachorro com até 50 centímetros e que pesa, em média, 15 quilos. É uma raça forte, com temperamento ativo e legal. É um cão de companhia, fácil de ser adestrado e usados em provas de agilidade.
7 – Catahoula Cur
É uma raça que realmente é exótica e pouquíssima gente conhece. Aliás, quase ninguém conhece a fundo. E nem ouviu falar. Mas, na imagem abaixo, você vai conhecer. Estamos falando de uma raça sobrevivente na América do Norte.
Em termos de características, é uma raça muito legal e que é ótima para pastoreio ou para o trabalho policial. O país de origem é o Estados Unidos e a raça também recebe o nome de “Cão Leopardo” e não é difícil entender o motivo: a semelhança com o animal.
É mais comum de ser encontrado na Louisiana, escalando árvores e caçando.
6 – Bull Terrier Inglês
É aquele cachorro que é um pouco mais comum na atualidade. Mas, de fato, ele é muito engraçado, muito mesmo. Na prática, analisando o que as pessoas dizem na internet, é aquele cachorro com “cabeça em formato de ovo”.
Na teoria, a gente está falando de uma raça britânica, do Reino Unido. Vem do cruzamento do antigo Buldogue com o White Terrier, o que aconteceu e se consolidou em 1860. A pelagem é bem curta e eles são de várias cores. Mas a maioria é branco.
Há ainda uma variação de bull terrier inglês em miniatura, que não passa dos 35 centímetros. Uma notícia não muito boa é que essa raça não é das mais obedientes. Ao menos, não como conta a escala de Stanley Coren, que foi publicada em 1995.
5 – Borzoi
A gente tem aqui uma raça de cachorro que vem da Rússia. Eles possuem pelos compridos e franjeados. Eles são conhecidos desde a Idade Média, sendo que foi a preferida dos nobres nas caçadas e durante as corridas. Esse “formato” atual foi mudando do original.
Sendo que se acredita que existiram 7 diferentes variações desde o início. Inclusive, há uma raça que é variável, chamada de perchino. A raça era dada pelos Czar daquela época aos visitantes locais. Durante a Revolução Russa, muitos deles foram mortos.
Em termos de “bizarrice”, dá para entender porque muita gente acha o animal engraçado. Apesar de ser de grande porte e forte, ele tem um “rosto” bem diferente, que se assemelha com a de um cavalo. É uma raça bastante única.
4 – Cão Pelado Peruano
É uma raça de cachorro que era muito adorada e mesmo idolatrada pelas civilizações mais antigas, especialmente os incas, do Peru e também do México. No entanto, acredita-se que essa raça seja ainda mais antiga dos que a própria cultura inca.
É muito provável que você tenha visto esse animal em algum quadro ou obra de arte peruana. As mais antigas, que foram encontradas e narradas, são desde 750 d.C. Com base no folclore peruano e na história inca, o abraço desses cães pode curar problemas de saúde.
Infelizmente, são animais em extinção, sendo que só existe em pequenas aldeias em áreas rurais. Recentemente, houve até alguns estudos para cuidar deles e manter a linhagem. Porém, ainda não se tem dados e resultados disso. Eles sofrem em climas quentes.
3 – Mastim Napolitano
Essa é uma raça histórica e que tem muito a ser contada. Eles lutaram junto com o exército romano, sendo usados para atacar as barrigas dos cavalos dos inimigos, acredita? Mas, depois da 2ª Guerra Mundial, a raça foi praticamente extinta. Mas não foi.
Isso porque um pintor italiano, que tem um canil, começou a proteger a raça. Atualmente, eles são cães de estimação, protetores das famílias. Inclusive, eles adoram socialização. Ainda assim, podem atacar estranhos, hein. É ótimo para defender a casa de intrusos.
Uma curiosidade é que hoje em dia é mais comum encontrar os Cane Corso, que são bem próximos do Mastim, porém, diferentes. Isso tem acontecido desde a década de 1970, quando Paolo Breber notou a diferença entre eles em uma fazenda italiana.
2 – Cão de Crista Chinês
A nossa medalha de prata vai para uma raça que é bizarra mesmo. Pense num dog que tem pelos apenas em algumas partes do corpo. E esses pelos são bem lisos. Dá a impressão de que é um mini pônei, sabe? Bom, veja a imagem abaixo e comprove você mesmo.
Aliás, saiba que a raça é muito desprezada por humanos, viu. Olha só que pecado! Mas, apesar de não serem considerados bonitos, eles são raros. Ah, e tem outra coisa: nem sempre nasce pelos neles, viu. Alguns são bem peladinhos, mesmo sendo dessa raça. Depende da ninhada.
A variedade de pelo tem a ver com gene também e a região. Em região mais frias, é comum encontrar aqueles com mais pelos. Por isso, não vai ser comum encontrar os mais peludinhos e os menos peludinhos no mesmo lugar, viu? E alguns nascem com todos os dentes pré-molares.
1 – Komondor
A gente não poderia deixar de citar o Komondor como um dos cachorros mais engraçados do mundo. A raça é de pastor, originário da Hungria. Mas não vá achando que é comum encontra-lo por lá, ok? É um bichinho bem raro de ser visto nas ruas húngaras.
Alguma parte da história conta que ele pertenceu aos magiares, que é uma antiga civilização húngara. Eles usavam os cães para o pastoreio de ovelhas. Curiosamente, é um cachorro que tem o pelo rastafári. Ou seja, encordoado e que cresce rapidamente, arrastando-se pelo chão.
Uma curiosidade que pouca gente sabe é que ele é “descendente” do mastim tibetano, sendo visto como um cão de guarda. O mastim, por sua vez, é uma raça que vem do Tibet, da Índia, da China e do Nepal. Ele é um animal usado como guardião de gado e companheiro.
A domesticação dos cachorros
Um ponto interessante de ser notado, que pouca gente sabe, é que os cachorros são mamíferos que vem como subespécie de logos. No entanto, passaram a ser domesticados, especialmente após as antigas civilizações notarem que eles podem fazer alguns papéis.
Como no pastoreio ou de companhia. Se a gente considerar os lobos cinzentos, que são considerados as primeiras espécies de cachorros, a gente vê que data de 100 mil anos atrás. Atualmente, a maioria deles vivem em uma média que fica entre 10 e 13 anos.
https://minilua.com/racas-de-cachorros-muito-bizarras/